Dicas e respostas da Equipe Simples Agenda

Como criar um Modelo Padrão ou um contrato?

Modelos padrões, orçamento personalizados ou contratos

Escrito por Gustavo Puglisi
Atualizado há mais de uma semana

Liberamos a opção de criação modelos padrões ou contratos com a opção de incluir os itens vendidos e a forma de pagamento.

O primeiro passo é criar o modelo padrão do contrato.

Para isto acesse o menu Cadastros Gerais > Anamnese, Fichas e Contratos. Clique em "Nova Ficha ou Contrato", dê um nome ao seu contrato e clique em Salvar, conforme imagem abaixo:


Depois clique em "Novo Campo". Selecione a opção "Modelo Padrão", dê um nome ao campo e crie o seu modelo padrão conforme imagem abaixo:


Veja que na imagem acima existem algumas Tags que serão substituídas automaticamente quando você for preencher para um cliente.

O que isso quer dizer?

Significa que ao preencher este contrato do cliente, o sistema irá substituir a tag @NomeCliente pelo nome do cliente. Irá substituir o @Telefone1 pelo telefone do cliente. @LogoEmpresa irá colocar o logo da sua empresa. @ItensVenda irá colocar os itens da venda no contrato. @DetalhesPagamento irá colocar a forma de pagamento no contrato.

Após preenchido só clicar em Salvar e pronto, você terá um modelo padrão que será utilizado para todos os seus clientes.

Agora vamos para a etapa em que iremos preencher com os dados do cliente.

Acesse o menu Caixa, informe o nome do cliente, informe o nome do serviço que você está vendendo e clique em "Incluir na Venda". Depois clique em Formas de Pagamento e finalize a venda.

Irá aparecer os botões abaixo, e nele terá o nome do contrato que você criou na etapa anterior. Clique no nome do seu contrato. No meu caso é "Exemplo Contrato".



O sistema irá abrir a tela a abaixo com todos os dados já preenchidos, clique em Salvar:


Depois que salvar, você terá as seguintes opções conforme imagem abaixo:

  • Enviar via WhatsApp
  • Imprimir com cabeçalho
  • Imprimir sem cabeçalho
  • PDF com cabeçalho
  • PDF sem cabeçalho
  • Assinatura do Cliente




No exemplo da imagem abaixo, foi escolhido a opção "Imprimir sem cabeçalho".

Depois que há um modelo padrão, você poderá usar este mesmo modelo para todas as vendas que você fizer conforme o exemplo que criamos acima.