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Campo Personalizado

Como funciona o cadastro dos Campos Personalizados e quais os parâmetros necessários.

Escrito por Gustavo Puglisi
Atualizado há mais de uma semana

Os Campos Personalizados  são utilizados para acrescentar informações na venda, melhorando a gestão de informações dos clientes e/ou serviços prestados. 

Observação: os Campos Personalizados aparecem somente no Caixa, para inclusão de informações personalizadas conforme necessidade do seu negócio.

Para realizar a criação dos Campos Personalizados acesse o menu Cadastros Gerais > Campo Personalizado e clique no botão NOVO CAMPO.
Abrirá a tela abaixo, permitindo a inclusão deste campo. 


Segue detalhamento dos campos:

Tipo
Os tipos são classificados em Data, Lista Suspensa, Número e Texto.



Data
 
É utilizado somente para informar data, pois o campo não aceita outro conteúdo.


Lista Suspensa
É utilizado para permitir que o usuário do sistema inclua ou selecione somente as informações já cadastradas. 

Para realizar o cadastro desta lista selecione no Tipo a opção Lista Suspensa e informe um nome para esta lista.

Logo abaixo tem os campos Opções onde são informados os itens que devem constar nessa lista, para permitir que os usuários realizem a inclusão da opção correta no momento da venda. 

Para incluir mais linhas de opções clique no botão NOVO ITEM.

Para excluir uma linha clique no botão de lixeira. 



Assim que vai aparecer sua Lista Suspensa no Caixa: 


Número
 
É utilizado quando tem necessidade de incluir somente número, pois, não aceita outro tipo de dado. 


Texto
É utilizado quando precisa descrever alguma situação relacionada à compra. Pode ser incluído qualquer tipo de caractere. 



Utilidades dos botões:

Campo Obrigatório?
Se estiver marcado como SIM, será obrigatório a inclusão da informação naquele campo para o sistema permitir o usuário dar sequência no processo. Se estiver como NÃO, não será obrigatório o preenchimento. 


Status
Para o campo aparecer na tela do Caixa o Status deve estar como ATIVO, caso contrário, o campo não fica disponível para incluir as informações estando como INATIVO. 


Importante:
 sempre clicar no botão Salvar, quando realizar alterações ou cadastros novos. 


Onde esses campos vão aparecer, para realizar a inclusão dos dados:

Esses Campos Personalizados, ficam disponíveis na tela de Informações da Venda, que é acessado pelo menu Caixa

 


O sistema possui quatro relatórios, que podem ser consultadas essas informações contidas nos Campos Personalizados:

1. No menu Caixa, informe o nome do Cliente, conforme imagem abaixo:

  


Clique no botão do "Bonequinho", que vai aparecer a tela abaixo, clique na aba Vendas e note que embaixo dos dados da venda tem as informações adicionadas para esta venda. 



2. No menu Consulta > Vendas.

Filtrar por Cliente e/ou Período, clicar na aba DETALHES e selecionar a Venda desejada, conforme imagem abaixo:


3. No menu Consulta > Vendas por Cliente.

Filtrar por Cliente e/ou Período. 



4. No menu Consulta > Comissão detalhada.


Clicando no botão FILTRO AVANÇADO, também aparecem esses Campos Personalizados.